Voltar para o Blog
Anúncio

Estruturas de Dados na Programação e no JavaScript

Olá HaWker! Jeff Bruchado por aqui.

Esse é mais um artigo da nossa série de artigos que vai cobrir a nossa jornada para Aprender Programação do Zero.

Hoje será um artigo sobre mais um conteúdo extremamente importante para prosseguirmos com seu aprendizado.

Então, por favor! Se você não tem domínio sobre o que vou falar hoje, leia até o final!

Bom, sem mais delongas, vamos começar!

Hoje, nós vamos falar sobre um tema super interessante: Estruturas de Dados (Data Structures).

Para conceitualizar, as estruturas de dados são conjuntos de dados organizados de forma a facilitar a sua manipulação e uso.

Elas são fundamentais para a resolução de muitos problemas, pois permitem armazenar e gerenciar os dados de maneira eficiente.

A Programação em si, e o JavaScript possuem algumas estruturas de dados nativas, que são integradas à linguagem. Diferentes linguagens podem ter diferentes estruturas, mas as estruturas básicas geralmente se repetem e podem ser utilizadas diretamente.

Essas estruturas básicas são as seguintes:

Array

O Array é uma estrutura de dados que permite armazenar uma coleção de elementos, podendo ser de qualquer tipo.

É possível acessar os elementos de um array através de um índice, que é um número inteiro e que indica a posição do elemento no array.

Por exemplo:

const numeros = [1, 2, 3, 4, 5];console.log(numeros[0]); // 1 (primeiro elemento do array)console.log(numeros[2]); // 3 (terceiro elemento do array)

PS: Lembrando que todo e qualquer código que eu exemplificar aqui, eu te encorajo a abrir o console do seu browser, copiá-lo e ver o resultado da operação.

Lembre-se que para Aprender Programação de verdade, você precisa por a mão na massa, não adianta consumir somente conteúdo teórico.

Você precisa criar suas próprias soluções práticas para concretizar o novo conhecimento na sua memória.

Dado esse recado super importante, vamos prosseguir!

String

String é uma estrutura de dados que representa uma sequência de caracteres.

Esse provavelmente é o tipo mais fácil de entender, pelo fato de armazenar somente textos.

As strings são delimitadas por aspas simples ou duplas e podem ser manipuladas como se fossem arrays, com acesso a cada caractere através de um índice.

Por exemplo:

const name = 'Jeff';console.log(name[0]); // "J" (primeiro caractere da string)console.log(name[2]); // "f" (terceiro caractere da string)console.log(name); // "Jeff"

Object

Os Objects são uma estrutura de dados que permite armazenar pares chave-valor.

As chaves são strings ou símbolos que representam o nome da propriedade, enquanto os valores podem ser de qualquer tipo.

Os objetos são delimitados por chaves e as propriedades são separadas por vírgulas.

Por exemplo:

const user = {  name: 'Jeff',  alive: true,};console.log(user.name); // "Jeff" (valor da propriedade "nome")console.log(user.alive); // true (valor da propriedade "alive")

Além dessas estruturas de dados nativas, o JavaScript também possui algumas estruturas de dados que podem ser criadas a partir de classes ou construtores.

Essas estruturas são as seguintes:

Anúncio

Map

O Map é uma estrutura de dados que permite armazenar pares chave-valor, mas ao contrário dos objetos, as chaves podem ser de qualquer tipo.

Ela é criada a partir da classe Map e é muito útil quando precisamos armazenar pares chave valor com chaves que não são strings.

Por exemplo:

const telefones = new Map();telefones.set(123456789, 'Jeff');telefones.set(987654321, 'Maria');console.log(telefones.get(123456789)); // "Jeff" (valor associado à chave 123456789)

Set

O Set é uma estrutura de dados que armazena um conjunto de elementos únicos, sem se preocupar com a ordem em que os elementos foram adicionados.

Ela é criada a partir da classe Set e é muito útil quando precisamos armazenar elementos sem se preocupar com duplicatas.

Por exemplo:

const conjunto = new Set();conjunto.add(1);conjunto.add(2);conjunto.add(3);conjunto.add(1); // não será adicionado, pois o elemento 1 já existe no conjuntoconsole.log(conjunto.has(1)); // true (o elemento 1 pertence ao conjunto)console.log(conjunto.has(4)); // false (o elemento 4 não pertence ao conjunto)

Linked List

O Linked List é uma estrutura de dados que consiste em uma sequência de nós, onde cada nó armazena um elemento e uma referência para o próximo nó da lista.

Ela é útil quando precisamos armazenar uma grande quantidade de elementos e precisamos de operações de inserção e remoção rápidas.

class No {  constructor(elemento) {    this.elemento = elemento;    this.proximo = null;  }}class LinkedList {  constructor() {    this.tamanho = 0;    this.primeiro = null;    this.ultimo = null;  }  // outros métodos da lista ligada, como inserção, remoção, etc.  // ...}

Essas são apenas algumas das principais estruturas de dados presentes na Programação e no JavaScript.

Existem muitas outras, como pilhas, filas, árvores, grafos, etc., cada uma com suas próprias características e aplicações.

Mas na minha humilde opinião, você não tem a profunda necessidade de aprofundar em todos esses tipos.

Pelo menos não por hora.

Conclusão

Pois bem HaWker, espero que esse artigo tenha agregado no seu repertório de conhecimento sobre Programação.

Esse é um artigo um pouco mais curto do que os anteriores, mas é um artigo de extrema importância.

Como sempre, se tiver qualquer dúvida ou quiser explorar mais algum ponto, é só responder a sua dúvida nesse email.

E lembre-se, estou aqui para te ajudar a melhorar 1% a cada novo artigo!

Sensacional HaWker! 👏🏻

Chegamos ao fim de mais um artigo. 😮‍💨

E se você chegou até aqui, como de costume, por favor, responda esse email com "Consegui entender as Estruturas de Dados".

Dessa forma eu vou saber que essa série de artigos está sendo útil pra você, e que você está acompanhando e aproveitando.

Você já sabe! Somente um verdadeiro HaWker chega até o final.

Parabéns!

Estou feliz em te ter aqui.

Te vejo em breve.

Bora pra cima! 🦅

- Jeff Bruchado

Anúncio

Parabéns por chegar até aqui, HaWker! 🎉

Nesse momento que você aprendeu sobre as principais estruturas de dados na programação e como aplicá-las no JavaScript, que tal testar seus conhecimentos? Participe do quiz abaixo e veja o quanto você absorveu do nosso artigo.

É uma ótima maneira de fixar o aprendizado e se preparar para os próximos passos na sua jornada de programação.

Aperte para acessar o quiz.

Boa sorte e divirta-se!

Post anterior Próximo post

Comentários (0)

Esse artigo ainda não possui comentários 😢. Seja o primeiro! 🚀🦅

Adicionar comentário